O surto do Coronavírus levou o mercado financeiro mundial ao seu pior momento desde a crise de 2008. Mas como uma questão de saúde teve tanto impacto no mundo dos investimentos? Confira os principais fatores.
Fator China
O surto do coronavírus deixou cidades sob quarentena, o que levou a segunda maior economia do mundo a interromper o fluxo de importações e exportações, impactando diretamente o comércio mundial.
Pandemia
Com o aumento do número de casos em cada vez mais países, muitos lugares têm adotado restrições a viagens e outras medidas preventivas para tentar conter o avanço do surto.
Pé no Freio
Por conta das incertezas em relação à economia mundial, investidores e empresas passam a conter mais os gastos e consumidores passam a gastar menos – e menos lucro significa mais desvalorização na Bolsa.
Adeus, Brasil
Em um cenário de incerteza global, os investidores passam a fugir de aplicações com mais risco e tendem a investir em ativos mais seguros, como dólar e ouro.
E o Petróleo?
A forte queda no preço do petróleo foi atribuída à decisão da Arábia Saudita de aumentar a produção e reduzir os preços.
Leia também sobre:
- O que é circuit breaker?
- Crise ou oportunidade?
- Bolsas à beira do colapso
- Imposto de Renda 2020 – Saiba tudo sobre