Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.

X

Para "Aceitar", selecione os itens e clique no botão abaixo:

Conteúdo por:

BRAX11: o ETF das 100 empresas mais negociadas na Bolsa

Data de criação:

access_time 08/09/2020 - 10:14

Data de atualização:

access_time 25/11/2020 - 22:58
format_align_left 4 minutos de leitura

Quer saber como investir?

Abra AGORA sua conta no banco digital dos investidores

QUERO ABRIR MINHA CONTA

Afinal, o que é o BRAX11? Para aqueles que procuram um investimento simples e que permita exposição direta ao desempenho de grandes empresas listadas em Bolsa de Valores, esse fundo de índice é uma excelente opção, além de tratar-se de um produto que por si só, é diversificado, ainda dilui os riscos de sua carteira, já que permite que você não fique exposto ao desemprenho somente de uma única empresa.

Entretanto, para ter sucesso nesse ou em qualquer outro tipo de investimento, é crucial aprender os fundamentos que norteiam e embasam os seus preços.

Neste artigo, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre o ativo BRAX11 — o ETF das 100 empresas que são mais negociadas na Bolsa de Valores. Acompanhe!

 

Como esse ativo funciona?

O BRAX11 é um ativo que, se comparado aos ETFs mais representativos – como é o caso do BOVA11 –, não tem tanta representatividade em volume de negociações. Em janeiro de 2019, por exemplo, esse ETF movimentou com as negociações de suas cotas nos pregões desse mês em questão, um cerca de R$ 10 milhões.

A gestão desse ativo é feita pela gestora global BlackRock, e, assim como ocorre em outros fundos, tem custos com taxa de administração, mas – o que é comum em ETFs – bem inferior ao percentual de fundos de investimentos não negociados em Bolsa de Valores. No caso do BRAX11, esse percentual é de 0,20% ao ano.

Como o ETF replica em sua carteira os mesmo ativos que compõem a carteira teórica do índice do qual ele se espelha, o IBrX 100, é importante que você conheça alguns dos critérios e metodologias utilizadas por esse índice, para a seleção das ações que irão compor sua carteira teórica. Assim, podemos destacar:

  • A reformulação da carteira ocorre a cada quatro meses;
  • A companhia deve ter presença em 95% dos pregões, no mínimo;
  •  As companhias classificadas como penny stock, ou seja, que têm ações cotadas com valores inferiores a R$ 1, não podem compor a carteira;
  •  As empresas que passaram ou vêm sofrendo um processo de recuperação judicial ou extrajudicial também são excluídas do indicador;
  •  Apenas ações e units compõem o índice, o que exclui BDRs e FIIs.

 

Quais são as suas principais vantagens?

Agora que você entendeu os conceitos principais do BRAX11, mostraremos as vantagens que o investidor pode perceber ao investir nessa modalidade de ativo. Continue lendo!

 

Vantagens do BRAX11

Sem dúvidas, uma das principais vantagens de investir em BRAX11 é a possibilidade de diversificação de investimentos. Ao adquirir cotas desse fundo, você está, na realidade, aplicando dinheiro em diversas ações negociadas na Bolsa de Valores. Assim, ele pode obter a rentabilidade desses ativos de forma unificada e fracionar os riscos de sua carteira, evitando que você fique exposto somente à variação de uma única ação.

 

Como investir em ETF BRAX11?

Para investir em BRAX11 é muito simples. O primeiro passo é conhecer bem o seu perfil de investidor e verificar se está adequado para o investimento nesse ativo, que é considerado arrojado. Em seguida, é preciso analisar os seus objetivos financeiros, para avaliar se vale a pena ou não entrar nessa operação.

Feito isso, basta abrir a sua conta em um banco de investimentos, enviar recursos para a conta e iniciar as suas aplicações no Home Broker ou em outra plataforma de sua preferência. Sendo assim, é fundamental analisar em qual instituição você vai abrir uma conta. Prefira um banco de investimentos digital, moderno e que ofereça bons custos de corretagem ou, até mesmo, a isenção dessa taxa para alguns ativos.

Também é interessante contar com um banco digital que, além de fornecer uma boa e estável plataforma de investimentos, possibilite a execução de outras tarefas de bancos convencionais, como o pagamento de contas, transferências, entre outras.

Por fim, podemos concluir que o BRAX11 é um excelente ativo para quem deseja diversificar os seus investimentos e fracionar os seus riscos, tornando as aplicações mais seguras e aumentando as chances de obter maiores retornos para sua carteira.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre esse e outros ativos, abra a sua conta no modalmais e descubra todas as vantagens que o banco digital dos investidores pode proporcionar!

Nova call to action

Pretende diversificar a
sua carteira
de investimentos?