Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.

X

Para "Aceitar", selecione os itens e clique no botão abaixo:

Ibovespa dispara 2,5% com IRB e bancos

Data de criação:

access_time 28/01/2021 - 18:57

Data de atualização:

access_time 28/01/2021 - 18:57
format_align_left 3 minutos de leitura

Quer saber como investir?

Abra AGORA sua conta no banco digital dos investidores

QUERO ABRIR MINHA CONTA

O Ibovespa ganhou tração nesta quinta-feira (28), meio que na carona com o cenário externo. Os indicadores da economia americana, como o PIB abaixo das projeções, mas com os pedidos iniciais de auxílio-desemprego em queda, ficaram entre os muitos pontos do dia.

No ambiente interno, os dados apresentados para o setor de trabalho, entre outros, o processo de imunização contra a Covid-19 e o avanço da pandemia seguiram no destaque.

Entre as ações com ganhos estavam as da IRB Brasil, com os investidores em redes sociais tentando “imitar” os que super valorizaram as ações de várias empresas na bolsa de Nova York, como as da GameStop, BlackBerry, entre outras, usando as plataformas de negociação on-line Robinhood e Interactive Brokers.

As ações das companhias aéreas brasileiras também avançaram com as atenções para o processo de vacinação no Brasil e as discussões sobre as compras de vacinas de diversas farmacêuticas.

As ações dos bancos e de outras empresas com peso na Carteira Teórica subiram com os efeitos do “short squeezes”.

Ao final, o Ibovespa ficou em alta de 2,59% aos 118.883 pontos. O giro financeiro ficou em R$34,86 bilhões.

“O mercado acompanhou o externo, com o Tesouro fazendo o leilão de títulos. O lote pequeno acabou pesando nos DIs, como os de vencimento para janeiro de 2022 recuando 3,45% e os de 2023 cedendo 5,07%. Por outro lado, a tentativa de um ‘short squeezes’ nos papéis do IRB, como ocorreu nos Estados Unidos com diversas empresas, acabou puxando os negócios. Vários papéis de empresas alugadas, muitas com peso na Carteira Teórica, subiram”, disse o operador da Renascença, Luiz Roberto Monteiro.

O aluguel de ações é feito a partir da análise das que estão sendo negociadas pelo Banco de Títulos CBLC, que é uma operação em que o investidor doa seu ativo para outro negociador. Quanto mais ações são doadas para o aluguel, isso em relação ao total, maior é a projeção de que o mercado está apostando na queda do ativo.

Sobre o “short squeezes”, a Securities and Exchange Commision – SEC emitiu um comunicado depois dos ganhos em cima da GameStop, entre outras. “Estamos cientes e monitorando ativamente a volatilidade do mercado em curso nos mercados de opções e ações e, de acordo com nossa missão de proteger os investidores e manter mercados justos, ordenados e eficientes, estamos trabalhando com nossos colegas reguladores para avaliar a situação e rever as atividades de entidades reguladas, intermediários financeiros e outros participantes do mercado. ”

Operaram com ganhos
IRB Brasil ON, alta de 17,82%; BTGP Banco UNT, alta de 8,80%; Via Varejo ON, alta de 7,90%; Iguatemi ON, alta de 7,00%; GOL PN, alta de 6,81%; e Telefonica Brasil ON, alta de 0,26%.

Operaram com perdas
Bradespar PN, queda de 2,55%; Cielo ON, queda de 0,72%; WEG ON, queda de 0,32%; e Klabin UNT, queda de 0,28%.

Mais negociadas
Vale ON, alta de 2,13%; Petrobras PN, alta de 1,39%; IRB Brasil ON, alta de 17,82%; ItauUnibanco PN, alta de 4,11%; e Bradesco PN, alta de 2,94%.

Carteira Teórica
Na Carteira Teórica do Índice Bovespa, que passou a vigorar de 04 de janeiro de 2021 a 30 de abril de 2021, estão os cinco ativos que apresentaram o maior peso na composição do índice foram: Vale ON (11,330%), Itauunibanco PN (6,868%), Petrobras PN (5,909%), B3 ON (5,417%) e Bradesco PN (5,281%).

Commodities

O petróleo referência Brent ficou estável a U$55,07 o barril negociado na bolsa Mercantil de Futuros de Londres.

O petróleo WTI ficou em queda de 1,12% aos US$52,26 o barril na bolsa Mercantil de Futuros, Nova York.

*Por Ivonéte Dainese

Pretende diversificar a
sua carteira
de investimentos?