A S&P Global Ratings informou hoje que a fusão entre as empresas brasileiras de locação de veículos Localiza Rent a Car S.A. (Localiza; BB+/Estável/–, brAAA/Estável/–) e a Companhia de Locação das Américas (Unidas; brAAA/Negativa/–), se aprovada, criaria uma empresa com uma posição de negócios mais forte. A fusão estaria alinhada com as estratégias de expansão de frotas de ambas as empresas e aumentaria sua penetração de mercado no segmento brasileiro de mobilidade urbana e corporativa. A fusão também resultaria em sinergias operacionais.
A empresa combinada reduziria a lacuna em termos de escala comparado com players globais, como a Enterprise Holdings, Inc. (frota total de 2 milhões de veículos) e a Avis Budget Group, Inc. (660.000 veículos), que oferecem uma ampla gama de serviços de transporte. A empresa combinada teria uma frota total de 491.000 veículos para os serviços de rent-a-car e gestão de frotas. “Presumimos que, se e quando a fusão for concluída, a empresa combinada manteria níveis de alavancagem controlados, considerando a combinação de ativos e nossa expectativa atual de que a cobertura de juros pelo EBIT tanto da Localiza quanto da Unidas ficará entre 2,4x-3,5x nos próximos anos”, disseram.
A fusão está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), o que poderá levar cerca de um ano, e dos acionistas de ambas as empresas.
“Embora a entidade combinada teria uma escala maior, os ratings provavelmente permaneceriam inalterados. Isso porque limitamos os ratings ‘BB+’ na escala global da Localiza a dois degraus acima do rating do Brasil (BB-/Estável/B), e os ratings ‘brAAA’ de emissor e de emissão na Escala Nacional Brasil de ambas as empresas já estão no nível mais alto desta escala. Para mais detalhes, leia nosso artigo “S&P Global Ratings realiza várias ações de rating para locadoras de veículos e empresas de transporte brasileiras por impacto da COVID-19; ratings removidos do CreditWatch negativo”, publicado em 19 de maio de 2020”, explicaram.