Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.

X

Para "Aceitar", selecione os itens e clique no botão abaixo:

Termômetro de mercado: Payroll e outros fatores que devem colocar o topo histórico do Ibovespa à prova

Data de criação:

access_time 04/06/2021 - 12:03

Data de atualização:

access_time 04/06/2021 - 12:12
format_align_left 5 minutos de leitura

Quer saber como investir?

Abra AGORA sua conta no banco digital dos investidores

QUERO ABRIR MINHA CONTA

O pregão abre nesta sexta-feira, 4, em clima de expectativa. Ontem, o Ibovespa não operou devido ao feriado de Corpus Christi e as ADRs, ações de empresas brasileiras negociadas em Nova York, fecharam em queda. Por ora, entende-se ser um movimento de correção, mas nada que justifique maiores preocupações.

Hoje, os mercados mundiais abriram em ritmo lento, à espera dos dados do payroll nos Estados Unidos, que abre os dados do mercado de trabalho norte-americano. De acordo com o relatório de emprego, divulgado há pouco, os Estados Unidos criaram 559 mil empregos em maio. O resultado ficou abaixo das expectativas, que eram de geração de 650 mil vagas. A taxa de desemprego caiu para 5,8%. No mês anterior foi de 6,1%.

Ontem, o Relatório de Emprego ADP dos Estados Unidos já havia surpreendido. Em maio, o setor privado abriu 978 mil novas vagas. As projeções dos economistas eram de 650 mil novos postos de trabalho. Ao que parece, a maior economia do planeta segue em recuperação devido aos estímulos governamentais e por iniciar uma fase pós-pandemia. Os Estados Unidos têm 40% da sua população vacinada contra a Covid-19.

Outro dado importante dos Estados Unidos que será anunciado hoje é o resultado das encomendas à indústria americana em abril, além disso, vale ficar atento aos discursos do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e da presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, em um painel sobre mudanças climáticas promovido pelo Banco de Compensações Internacionais.

Além da possibilidade de impacto pelas informações internacionais, o comportamento do Ibovespa também deve refletir os PMI de serviços e o PMI composto no Brasil, que serão anunciados hoje, às 13 horas.

BRF

A BRF comunicou nesta quinta-feira, 3, que a Marfrig comprou mais ações da companhia por meio de opções e de leilões realizados em Bolsa. Agora, a produtora de carne bovina pode chegar a ter 31,66% de participação no capital da BRF, o que a colocaria perto dos limites estabelecidos no estatuto para acionistas minoritários.

Espaço Laser

Em comunicado ao mercado divulgado nesta manhã, a empresa informou sobre a aquisição de dois grupos franqueados (Grupo Kaico e Grupo Wilson e Pedro), pelo valor total de R$ 16,3 milhões, perfazendo um total de 6 lojas, nos estados do Rio de Janeiro e Piauí. A empresa já contava com opções de compra para essas operações, constando inclusive no prospecto da oferta, de modo que vemos esse movimento como parte do compromisso da empresa em cumprir com seu planejamento da época de seu IPO. De todo modo, esperamos uma reação neutra do mercado, pois tal movimento seria esperado.

Small Caps

Entre as Small Caps, o setor de vestuário brilhou no mês de maio. As ações das Lojas Marisa foram o grande destaque do mês com alta acumulada de 44%. O Grupo Soma, que comprou a Hering recentemente, também subiu posições no ranking das dez mais rentáveis, ficando em oitavo lugar, com alta de 25,33%. O setor de shoppings também começa a mostrar reação com a expectativa de reaquecimento do varejo devido ao avanço da vacinação.

Vale

A Vale informou nesta sexta-feira, que paralisou a circulação de trens no Ramal Fábrica Nova, localizado no Complexo de Mariana. A iniciativa atende notificação da Superintendência Regional do Trabalho que pede a interdição das atividades em áreas próximas à barragem Xingu, da Mina Alegria. A paralisação terá impacto na produção total de 40,5 mil toneladas de finos de minério de ferro por dia.

Raízen

A Raízen, controlada pela Cosan (50%) e Shell (50%), protocolou pedido de IPO, que deve ser um dos maiores já registrados na B3, podendo movimentar volumes superiores a R$ 10 bilhões. Esse movimento já era esperado pelo mercado e está dentro da estratégia da Cosan, que realizou recentemente uma reestruturação societária, visando listar diversas controladas na B3.

Saiba em quais IPOs você deve entrar e quais é melhor manter distância. A cobertura completa das principais estreias na Bolsa, você acessa aqui.
Petrobras

A Petrobras iniciou o processo de venda da totalidade de sua participação na petroquímica Deten, que hoje é de 27,88%. Localizada no polo industrial de Camaçari, na Bahia, a Deten fabrica as principais matérias-primas para a produção de detergentes biodegradáveis líquidos e em pó.

Embraer

A Embraer informou que obteve autorização para operar o jato E 190-E2 no aeroporto de London City, localizado próximo ao distrito financeiro de Londres e considerado o principal aeroporto de negócios da região. Para isso, a aeronave passou por testes para aproximação íngreme e com pista curta, além de atender às rígidas regulamentações de ruído das comunidades próximas.

Eufórico com as sucessivas altas no Ibovespa?

Então não deixe de ver o Morning Call de hoje com o Rafi. Clique no Play abaixo para colocar as coisas nos seus devidos lugares.

 

Pretende diversificar a
sua carteira
de investimentos?