Os analistas da XP investimentos destacaram no relatório corporativo, desta segunda-feira (15/03), os decisões da Copel, que reformulou o Estatuto Social e decidiu pelo desdobramento de ações, e as troca no comando da IMC.
Copel (CPLE6):
Na última quinta-feira (11/03) a Copel informou, via comunicado ao mercado, que a proposta de reforma do Estatuto Social da companhia foi aprovada.
A reforma do Estatuto Social foi proposta em 21/01 e contempla significativos avanços em governança corporativa, dentre eles destacamos: a adesão ao Nível 2 de Governança Corporativa da B3; o desdobramento de ações e o programa de UNITs; a garantia de que o dispositivo estatutário que obriga a aplicação de reajustes tarifários autorizados pela ANEEL não possa ser alterado sem que haja a aprovação da maioria dos acionistas detentores de ações preferenciais, e mudanças na composição de membros do conselho de administração da companhia.
Destacamos que com a aprovação do Estatuto as ações na data 12/03 foram desdobradas na proporção de 1 para 10. Ressaltamos que o desdobramento não implica em nenhum ganho ou perda para o acionista. A formação de UNITs compostas por 5 ações de emissão da Companhia, sendo 1 ON (CPLE3) e 4 PNB (CPLE6) também foi aprovada, no entanto, ainda não possui data prevista até o momento.
Temos uma visão positiva da reforma do Estatuto Social da Copel, pois sinaliza avanços bem-vindos em governança corporativa que ganham ainda mais importância após
elevação da percepção de risco após a divulgação da carta do acionista controlador da companhia em janeiro, o Governo do Estado do Paraná.”
A recomendação é de COMPRA com novo preço-alvo de R$7,5/ação.
IMC (MEAL3):
A IMC informou agora há pouco, por meio de Fato Relevante, a substituição do seu atual CEO, Newton Maia, por Alexandre Santoro, ex-presidente global da Rede Popeye’s, que deve assumir o cargo no dia 1 de abril de 2021.
Sob a gestão de Santoro, o Popeye’s se tornou uma das redes de fast-food de mais rápido crescimento no mundo. Em termos de carreira, o executivo também foi vice-presidente de operações e supply chain da Restaurant Brands International (RBI), holding das marcas Burger King e Popeye’s, além de ter exercido posições de liderança na XPO Logistics, uma operadora de logística americana, bem como passagens pela Ambev e na Danone.
Conforme destacado pela mídia, a troca de CEO é a primeira grande mudança na IMC depois que a UV gestora e a Faro Capital compraram 23% da IMC ao longo dos últimos meses. O nome de Santoro teria sido aprovado por unanimidade pelo Conselho de Administração da empresa, e sua chegada se dá em um momento importante para a companhia, que vem se preparando para a reabertura da economia, além de estar enfrentando o processo de arbitragem contra o KFC.
Em suma: vemos o anúncio com bons olhos na medida em que o novo CEO traz na bagagem vasto conhecimento de operações, bem como de marcas, de fast-food para a IMC. Esperamos que ele dê continuidade ao processo de simplificação de portfolio e aumento de rentabilidade que vinha sendo capitaneado por Maia. Por outro lado, seguimos cautelosos com a performance da empresa diante das disrupções geradas pela pandemia”, disseram.
A recomendação é NEUTRA ao preço-alvo de RS 4,00 por ação.