Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.

X

Para "Aceitar", selecione os itens e clique no botão abaixo:

ANÁLISE: Ações se recuperam, Testemunho de Yellen, Euro mantém ganhos após ZEW

Data de criação:

access_time 19/01/2021 - 09:27

Data de atualização:

access_time 19/01/2021 - 09:27
format_align_left 5 minutos de leitura

Quer saber como investir?

Abra AGORA sua conta no banco digital dos investidores

QUERO ABRIR MINHA CONTA

As ações dos EUA tiveram um forte início, com os investidores se concentrando no projeto de alívio da COVID do presidente eleito Biden e com o aquecimento da temporada de lucros. Os EUA verão mais estímulos nos primeiros 100 dias de Biden, mas a questão é se alguns republicanos no Senado jogarão bola com os democratas. Não está claro como será a vida após o presidente Trump, mas alguns republicanos candidatos à reeleição em 2022 podem considerar o plano de US $ 1,9 trilhão de Biden uma oportunidade para se distanciarem do governo Trump. O número da manchete provavelmente cairá um pouco, mas se os republicanos mostrarem vontade de se coordenar com os democratas, o apetite pelo risco não atraiu isso. Os nomeados do Gabinete de Biden questionando o Senado e os procedimentos de impeachment de Trump atrairão muita atenção, mas muitos membros políticos irão veja se alguns republicanos não rejeitam imediatamente tudo o que os democratas trazem para a mesa.

BAC

O Bank of America foi o grande relatório de lucros desta manhã e Wall Street gostou do anúncio de recompra de US $ 2,9 bilhões e ignorou os resultados decepcionantes do mercado de renda fixa. A receita comercial do FICC no quarto trimestre foi de US $ 1,74 bilhão, um erro na estimativa de consenso de US $ 2 bilhões. A receita de negociação de ações impressionou em US $ 1,32 bilhão, acima da estimativa de US $ 1,16 bilhão. O lucro por ação foi de US $ 0,59, uma batida de quatro centavos, enquanto a receita líquida de juros ficou em US $ 10,37 bilhões, um pouco melhor do que a estimativa do consenso. As ações da BOA mantiveram os ganhos anteriores, mas não foram nada para se animar.

FX

O euro manteve seus ganhos após os dados alemães ZEW melhores do que o esperado. A esperança está voltando para a Alemanha, apesar das medidas mais restritivas. As expectativas estão se recuperando na Alemanha, mas ainda não estão exatamente nos níveis de setembro. Se o flash PMI alemão de sexta-feira surpreender positivamente, poderemos ver o desempenho do euro melhor.

Óleo

Os preços do petróleo estão se recuperando após um dólar mais fraco, mas não há nada para se gabar, considerando a queda observada no final da semana passada. As novas variantes do COVID do Reino Unido e da Dinamarca deixam os mercados de energia nervosos com a possibilidade de as perspectivas de curto prazo piorarem muito. Ambas as novas variantes são mais infecciosas do que o vírus original e isso pode levar ao aumento das restrições em todo o mundo nas próximas semanas.

As previsões de demanda bruta terão muitas atualizações ao longo da primeira metade do ano, já que ninguém pode saber quando o endurecimento das restrições aos vírus terminará. O relatório mensal da IEA reduziu sua previsão de demanda global de petróleo para 2021 em 0,3 milhão de barris, elevando a recuperação em 5,5 milhões de barris por dia para 96,6 milhões este ano. Os lançamentos de vacinas decepcionaram principalmente em todo o mundo e os riscos de novas variantes de vírus prejudicarão a recuperação no primeiro trimestre.

O petróleo WTI parece destinado a se consolidar na casa dos $ 50 um pouco mais.

Ouro

Os preços do ouro estão subindo diante de um esperado testemunho dovish da nomeada do secretário do Tesouro, Janet Yellen, e conforme as restrições à pandemia se tornam mais rígidas em todo o mundo. O avanço do ouro seguiu claramente o forte início das ações globais, que viram o dólar cair em relação à maioria de seus principais parceiros comerciais.

A audiência de confirmação de Yellen no Senado deve afirmar o compromisso dos EUA com as taxas de câmbio determinadas pelo mercado e apoiar a proposta de pacote de estímulo de US $ 1,9 trilhão de Biden, dizendo aos legisladores que eles precisam “agir em grande” com o próximo projeto de lei de alívio COVID. O ouro pode ter ganhos adicionais se Yellen parecer irrestrito sobre mais gastos e acréscimos ao balanço patrimonial excessivo.

Muito do dovishness de Yellen está precificado, mas ainda pode servir como um trampolim de alta para o ouro, enquanto os investidores se preparam para outra onda de ultra-facilidade agora que o Fed e o Tesouro terão melhor coordenação. Uma cicatriz econômica permanente para a economia manterá o estímulo fiscal nos próximos dois anos, mesmo com a economia dos EUA claramente do outro lado da COVID.

Se o ouro pudesse ver fluxos constantes à medida que as restrições de vírus se intensificassem em todo o mundo e, eventualmente, fosse comercializado entre $ 1850 e $ 1900.

Bitcoin

O Bitcoin é maior hoje, mas tem desempenho completamente inferior ao de seus rivais. Ether, Polkadot, Litecoin e muitos outros estão surgindo à medida que os investidores em criptografia antecipam uma fase de consolidação do Bitcoin. Parece que os déficits crescentes e as pressões inflacionárias estão tomando fôlego para elevar o Bitcoin. O criptoverso está crescendo novamente e agora muitos comerciantes de criptomoedas estão diversificando para outras moedas com medo de que o Bitcoin possa sofrer outro colapso se $ 41.500 não for alcançado em breve.

*Edward Moya é analista sênior da OANDA em Nova York

Pretende diversificar a
sua carteira
de investimentos?