Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.

X

Para "Aceitar", selecione os itens e clique no botão abaixo:

ANÁLISE: IPCA e o resultado

Data de criação:

access_time 09/02/2021 - 11:21

Data de atualização:

access_time 09/02/2021 - 11:21
format_align_left 1 minuto de leitura

Quer saber como investir?

Abra AGORA sua conta no banco digital dos investidores

QUERO ABRIR MINHA CONTA

A inflação de janeiro ficou abaixo do esperado por nós e pela mediana do mercado (0.31% em ambos), avançando 0.25% no mês.

O índice retira um pouco da pressão de curto prazo em cima do Banco Central na medida em que preços livres desaceleram, mas as pressões em subjacentes permanecem. Nosso call segue inalterado em torno de elevação de 0.25% da SELIC em março.

Comentários:

A inflação de janeiro ficou abaixo do esperado por nós e pela mediana do mercado (0.31% em ambos), avançando 0.25% no mês.

Por dentro, os erros em relação as nossas expectativas foram em alimentação e vestuário (que vieram abaixo do esperado) e em habitação e despesas pessoais (que vieram acima do esperado). A composição do índice mostra avanço em preços livres bem menor do que a média ao longo dos últimos quatro meses. Administrados apresentaram variação negativa no mês.

No critério do Banco Central, nota-se queda substancial nas três aberturas (alimentação, serviços e produtos industriais). Por outro lado, serviços subjacentes apresentaram avanço significativo e foram ao maior patamar desde jan/2019.

A difusão caiu comparado ao mês passado, mas permanece elevada em 65.52%. Observa-se também queda na média dos cinco núcleos.

Em suma, o índice retira um pouco da pressão de curto prazo em cima do Banco Central na medida em que preços livres desaceleram, mas as pressões em subjacentes permanecem. Nosso call segue inalterado em torno de elevação de 0.25% da SELIC em março.

*Felipe Sichel é estrategista-chefe do banco digital modalmais

Pretende diversificar a
sua carteira
de investimentos?