Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.

X

Para "Aceitar", selecione os itens e clique no botão abaixo:

ANÁLISE: Vendas no Varejo do Brasil

Data de criação:

access_time 12/03/2021 - 11:07

Data de atualização:

access_time 12/03/2021 - 11:07
format_align_left 1 minuto de leitura

Quer saber como investir?

Abra AGORA sua conta no banco digital dos investidores

QUERO ABRIR MINHA CONTA

As vendas no varejo surpreenderam negativamente as expectativas do mercado, mas ficaram acima de nossa projeção, mostrando -0.2% de evolução no conceito restrito.
No conceito ampliado, houve queda de -2.1%, ficando abaixo da mediana do mercado (0.2%) e mais próxima à nossa expectativa (-1.7%).

Comentários:

As vendas no varejo surpreenderam negativamente as expectativas do mercado, mas ficaram acima de nossa projeção, mostrando -0.2% de evolução no conceito restrito. Já no conceito ampliado, houve queda de -2.1%, ficando abaixo da mediana do mercado (0.2%) e mais próxima à nossa expectativa (-1.7%).

Com a leitura de hoje, nota-se a terceira retração consecutiva no índice restrito (ainda que em magnitude menor do que a anterior) e a segunda consecutiva no índice ampliado. De forma geral, a queda no consumo varejista pode estar relacionada ao fim do auxílio emergencial bem como a piora dos indicadores da pandemia.

Por dentro do índice, nota-se nova desaceleração nos hiper- e supermercados, além de queda em vestuário e móveis e eletrodomésticos. Veículos apresentaram nova queda (-4.74% MoM, SA).

Com esta divulgação, nossa projeção de IBC-Br é de 0.19% (SA, MoM). Nosso cenário antevê queda na atividade ao longo do primeiro trimestre, motivado pelo fim do auxílio emergencial e pelo impacto do aumento das restrições à movimentação em consequência ao avanço da pandemia.

Projetamos o início da retomada no segundo trimestre, com avanço significativo no terceiro tri, quando a vacinação de grande parte do grupo de risco deveria estar concluída.

*Felipe Sichel é estrategista-chefe do banco digital modalmais

Pretende diversificar a
sua carteira
de investimentos?