Os analistas da Genial Investimentos revisaram as projeções para o Produto Interno Bruto – PIB. O resultado saiu de -5,7% para -4,3% neste ano.
“Essa revisão da projeção se baseia em dois fatores: dados econômicos acima do esperado entre junho-agosto; e Parcelas do Auxílio Emergencial devem ser ampliadas até dezembro e o volume total de recursos é mais que suficiente para compensar a queda na massa de rendimentos em 2020. Esses dois fatores resultaram em melhora na projeção do PIB para este ano.
Contudo, a incerteza permanece acima da usual sobre o ritmo de recuperação da economia a partir do segundo semestre deste ano. E diante da elevada incerteza, a casa de análise tem monitorado três fontes potenciais de riscos ao cenário doméstico:
– Risco fiscal: rompimento do teto dos gastos para 2021;
– Risco de demanda agregada: incerteza na retomada econômica após o fim dos programas emergenciais de transferência de renda; e
– Risco de oferta agregada: A falta de oferta de crédito (garantido pelo Tesouro) para pequenas e médias empresas pode resultar em alto nível de falências e prejudicar a retomada econômica em 2021.
Equipe Macro: José Márcio Camargo, Tiago Tristão e Eduardo Ferman