Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.

X

Para "Aceitar", selecione os itens e clique no botão abaixo:

Mario Draghi é indicado para ser primeiro-ministro da Itália

Data de criação:

access_time 03/02/2021 - 10:37

Data de atualização:

access_time 03/02/2021 - 10:39
format_align_left 1 minuto de leitura

Quer saber como investir?

Abra AGORA sua conta no banco digital dos investidores

QUERO ABRIR MINHA CONTA

O mercado financeiro da Itália segue animado na manhã desta quarta-feira (03), depois da notícia de que Mario Draghi, ex- presidente do Banco Central Europeu- BCE, poderá ocupar o posto de primeiro-ministro. A decisão partiu do presidente Sergio Mattarella, que mantém esforços para salvar o país de um colapso.

Draghi ficou no comando do BCE por mais de oito anos e conduziu as maiores crises da Zona do Euro. O ex-BCE desenvolveu o mecanismo de compras públicas, ajudou a recuperar o nível de emprego e conseguiu romper o longo período de deflação da região, o que considerou um de seus maiores desafios.

Entre os grandes feitos de Mario Draghi foi a recuperação da Grécia, a Troika, quando o país estava completamente despreparado para enfrentar a crise global, que foi iniciada nos Estados Unidos com o estouro da “bolha imobiliária” entre 2008 e 2010.

À época, a Grécia registrava um déficit orçamental de 13,6% do Produto Interno Bruto – PIB e não aguentava uma dívida de € 300 bilhões. Draghi impediu um default, que vinha sendo anunciado pelo então primeiro-ministro Aléxis Tsípras.

Mario Draghi, que é italiano, poderá ocupar o lugar de Giuseppe Conte, que renunciou ao posto de primeiro-ministro no dia 26 de janeiro desse ano.

Neste momento, o índice FTSE MIB, bolsa de Milão, estava em alta de 2,53%.  Os rendimento dos títulos de 10 anos da Itália caíam para seu menor valor em duas semanas.

*Por Ivonéte Dainese

Pretende diversificar a
sua carteira
de investimentos?