Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.

X

Para "Aceitar", selecione os itens e clique no botão abaixo:

Conteúdo por:

Tesouro Direto – Guia Definitivo

Data de criação:

access_time 08/12/2015 - 11:24

Data de atualização:

access_time 11/02/2020 - 19:31
format_align_left 3 minutos de leitura

Quer saber como investir?

Abra AGORA sua conta no banco digital dos investidores

QUERO ABRIR MINHA CONTA

O que é o Tesouro Direto?

O Tesouro Direto é uma parceria estabelecida desde 2002 entre o Tesouro Nacional e a BM&FBovespa que visa popularizar os investimentos para pessoas físicas pela internet em títulos públicos federais.

Através do Tesouro Direto, é possível investir a partir de R$ 30,00, o que permite que qualquer investidor tenha acesso a esta modalidade de investimento.

Veja o vídeo abaixo, elaborado pela equipe do Tesouro Direto:

O Que São Títulos Públicos?

Títulos públicos são investimentos em renda fixa, pois você sabe quanto irá ganhar caso mantenha o título até sua data de vencimento. Aqui cabe um alerta, se você precisar do dinheiro antes do vencimento, você poderá perder dinheiro, pois os títulos do tesouro direto sofrem marcação a mercado. Marcação a mercado é uma reavaliação constante dos preços dos títulos em função das expectativas do mercado em relação à economia.

Ao comprar um título público do Tesouro Direto, você estará emprestando dinheiro ao Govesno Federal. Este dinheiro é utilizado para financiar a dívida pública brasileira e também para investimentos e gastos com educação, saúde, infra-estrutura ou qualquer outra atividade do Governo Federal. Em troca deste empréstimo ao Governo Federal, você receberá uma remuneração futura, ou seja, uma rentabilidade ou uma taxa de juros pelo seu investimento.

Passo a Passo para Investir no Tesouro Direto

1. Você precisa se pessoa física, ou seja, precisa ter CPF e conta corrente em uma instituição financeira.

2. Você deverá escolher uma instituição financeira, que pode ser uma distribuidora de valores, um banco ou uma corretora, também chamada de agente de custódia, para realizar suas compras e vendas no Tesouro Direto. O modalmais é um agente de custódia do Tesouro Direto e um dos únicos que não cobra taxa de custódia de seus clientes. Clique aqui para abrir sua conta no home broker modalmais e começar a investir no Tesouro Direto.

3. Após a abertura de sua conta e o Tesouro Direto for habilitado em sua conta, você receberá uma senha provisória da BM&FBovespa para o primeiro acesso à área restrita do Tesouro Direto, em que são realizadas as operações de compra e venda, assim como consultas a saldos e extratos. Vale destacar que o home broker modalmais é um agente integrado do Tesouro Direto, portanto você poderá realizar todas as compras e vendas diretamente do site do modalmais.

4. Descubra qual título é mais adequado ao seu perfil e objetivos. Para ajudá-lo nessa escolha, você pode falar com um gerente de conta modalmais através de nossos canais de atendimento ou utilize a ferramenta Orientador Financeiro.

Veja também o vídeo do Tesouro Direto explicando este passo a passo:

Quais Títulos Públicos Posso Comprar no Tesouro Direto

O Tesouro Direto oferece títulos públicos com diferentes características e rentabilidades. Para obter detelhes de cada um deles, clique nos nomes dos títulos abaixo:

1. Tesouro Prefixado LTN

2. Tesouro Prefixado com Juros Semestrais NTN-F

3. Tesouro Selic LFT

4. Tesouro IPCA NTN-B Principal

5. Tesouro IPCA com Juros Semestrais – NTN-B

Onde encontro mais informações do Tesouro Direto?

Você pode encontrar mais informações sobre o Tesouro Direto nos links abaixo:

– Página de Tesouro Direto no modalmais
– Site Investir Tesouro Direto
– Site do Tesouro Direto

Pretende diversificar a
sua carteira
de investimentos?