O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou no final desta tarde seis integrantes de sua equipe.
Numa apresentação rápida, o presidente eleito destacou as novas regras que pretende adotar e ressaltou que “juntos reintegrariam os Estados Unidos como líder global de combate ao terrorismo, extremismo, crises climáticas e proliferação nuclear.
“Essa equipe tem os mesmos valores que eu para trabalhar com os novos aliados [….]. Vamos manter os Estados Unidos seguros e sem colocar o país em guerra. Essa equipe reflete a ideia de mudar os hábitos”, disse o presidente.
Novos integrantes:
Secretário de Estado: Antony Blainken. Foi assessor de Biden durante o posto de vice-presidente.
Segurança Interna: Alejandro Mayorkas. Foi procurador geral e ex. Secretário de Segurança Interna. Trabalhou em epidemias de Zica e Ebola.
Diretora Nacional de Inteligência: Avril Haines. Foi diretora da Cia e participou do governo de Barack Obama.
Embaixadora dos EUA na ONU: Linda Thomas – Greenfield. Autoridade na crise do Ebola enviada para vários países.
Secretário de Segurança Interna: Jake Sullivan.
Para o novo cargo na Liderança de Mudanças Climáticas, Biden escolheu o ex-senador, John Kerry, que será responsável por coordenar as novas regras das condições climáticas do programa de governo a partir de dezembro. “Alguém que tem compromisso com os EUA e com o mundo”, disse Biden.
Apesar da primeira lista, a euforia do mercado se dá para a confirmação do nome da ex-presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, que entregou o posto para Jerome Poweell em 2018, como Secretária do Tesouro.
*Por ID com emissoras de TV dos EUA