Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.

X

Para "Aceitar", selecione os itens e clique no botão abaixo:

Ações, FIIs e multimercados mais investidos, mostra Fliper

Data de criação:

access_time 26/01/2021 - 16:12

Data de atualização:

access_time 26/01/2021 - 16:12
format_align_left 3 minutos de leitura

Quer saber como investir?

Abra AGORA sua conta no banco digital dos investidores

QUERO ABRIR MINHA CONTA

Conforme mostrou hoje a Fliper, plataforma (app e web) que agrega investimentos de bancos, corretoras de forma automática e gratuita, mostra que aplicações em ações, renda fixa pós-fixada e fundos multimercados seguem nas três primeiras posições entre as classes de ativos preferidas dos brasileiros.

Pelo levantamento, as ações correspondem a 36,04% do total, enquanto a renda fixa pós-fixada representa 18,95% do total e os fundos multimercados, 17,37%. Fundos imobiliários têm 9,39% dos investimentos, seguidos por renda fixa indexada à inflação, com 7,99%. Completam a lista os investimentos em conta corrente (4,04%), renda fixa prefixada (3,83%), dólar (1,93%) e ouro (0,46%).

O investimento em ações é o líder isolado no ranking e detém, agora, 36,04% de participação nas carteiras dos brasileiros – três pontos percentuais acima do levantamento de outubro. Em contrapartida, a renda fixa pós-fixada caiu três pontos percentuais e representa 18,95% do patrimônio, ainda na segunda posição.

Já os fundos multimercados seguem na terceira posição, desta vez com 17,37% (uma queda de dois percentuais em relação a outubro de 2020). Fundos imobiliários cresceram um ponto percentual e ficaram em 9,39%, seguidos por renda fixa indexada à inflação, com 7,99%. Completam a lista os investimentos em conta corrente (4,04%), renda fixa prefixada (3,83%), dólar (1,93%) e ouro (0,46%).

Os CDBs com rentabilidade atrelada ao CDI e as ações da ITSA4 (Itaúsa) são os dois ativos com maior percentual de investimentos na plataforma. Depois aparecem ações da PETR4 (Petrobras), o Tesouro Selic 2025 e ações da VVAR3 (Via Varejo). Confira a lista dos ativos preferidos dos brasileiros em diferentes categorias:

Renda fixa (RF):
CBD-DI
Tesouro Selic 2025
Tesouro IPCA+ 2035
Poupança
Trend Pós-Fixado FIRF Simples

Fundos multimercados (FIM):
Ibiuna Hedge STH
Legacy Capital
Verde AM Scena
Kapitalo Kappa
Dahlia Total Return

Ranking de ações:
ITSA4 (Itaúsa)
PETR4 (Petrobras)
VVAR3 (Via Varejo)
MGLU3 (Magazine Luiza)
BBAS3 (Banco do Brasil)

Ranking de fundos de ações (FIA):
Alaska Black Institucional
Equitas Selection
Brasil Capital 30
Western Asset BDR Nível I
Constellation Institucional

Ranking de fundos imobiliários (FII):
HGLG11 (CSHG Logística)
XPLG11 (XP Logística)
XPML11 (XP Malls)
MXRF11 (Maxi Renda)
VISC11 (Vinci Shopping Centers)

O levantamento tem cunho apenas informativo e não é recomendação de investimentos. Ações, fundos imobiliários e multimercados envolvem ativos de renda variável e têm riscos de perda.

“Nosso levantamento indica que, neste momento de juros baixos e recuperação da economia brasileira, os investidores buscam manter uma carteira balanceada, combinando maiores riscos e potenciais de retornos inerentes às ações e fundos imobiliários com a segurança da renda fixa, além de diversificar com os fundos multimercados que ficam na metade do caminho entre ousadia e conservadorismo”, explica Walter Poladian, CFP®, sócio-fundador da Fliper.

O levantamento foi feito com a base de usuários da plataforma (app e web) da empresa, totalizando mais de R$ 30 bilhões de patrimônio mapeado e 300 mil contas conectadas. Criada em 2018, a Fliper consolida investimentos de corretoras, bancos e FGTS de forma automática, além de mostrar gráficos de rentabilidade da carteira e evolução do patrimônio, notificações de proventos (dividendos, JCP e rendimentos de FIIs) entre outras funcionalidades.

Pretende diversificar a
sua carteira
de investimentos?