Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.

X

Para "Aceitar", selecione os itens e clique no botão abaixo:

ANÁLISE: Stonk Gambling Continues, Trading Curbs, Dollar afunda após dados dos EUA

Data de criação:

access_time 28/01/2021 - 21:52

Data de atualização:

access_time 28/01/2021 - 21:52
format_align_left 6 minutos de leitura

Quer saber como investir?

Abra AGORA sua conta no banco digital dos investidores

QUERO ABRIR MINHA CONTA

As ações dos EUA se recuperaram com os investidores vendo o fim se aproximando dos frenéticos deslocamentos do mercado de ações impulsionados pelo Reddit. Os dados econômicos de hoje também reforçaram as perspectivas de estímulo e, depois de uma noite de sono sobre alguns dos principais ganhos com tecnologia de megacapacidade, os resultados não justificam o abandono das ações que ficam em casa para todos.

Apple, Facebook e Tesla negociaram  em baixa, mas dada a recente corrida, alguns pontos percentuais de suavidade não são nada para se preocupar. A Apple está em um superciclo e isso deve ser muito positivo para o espaço de tecnologia, uma vez que superaram a pressão dos comerciantes de varejo sobre os vendedores a descoberto.

Robinhood, Etrade, Interactive Brokers e outras corretoras estão desencadeando alguns freios às negociações que devem acabar lentamente com o jogo de azar alimentado pelo Reddit. Robinhood poderia ter mudado as regras, mas uma restrição completa ao comércio estava errada e é por isso que vemos AOC e Ted Cruz do mesmo lado desse argumento. No entanto, tirar vantagem de uma fraqueza estrutural no mercado de ações não vai durar porque está causando estragos nos modelos de risco das corretoras e elas têm todo o direito de aumentar as margens. Eventualmente, esse tipo de negociação se tornará muito caro, mas por enquanto o jogo de azar continua.

PIB

Os dados dos EUA mostraram que a economia americana ainda precisa de apoio fiscal. O PIB dos EUA no quarto trimestre decepcionou com um crescimento de 4%, menor do que a estimativa de consenso de 4,3%. Os pedidos de subsídio de desemprego foram melhores do que as previsões em 847.000, mas ainda permanecem mais de 4 vezes os níveis pré-pandêmicos. O número total de americanos recebendo benefícios aumentou de 2,29 milhões para 18,2 milhões.

A recuperação econômica atingiu um muro e as preocupações com as variantes do vírus devem justificar completamente o nível atual de acomodação do Fed e preparar o caminho para que o Congresso entregue pelo menos US $ 1,2 trilhão de dólares em apoio fiscal no próximo mês.

O dólar enfraqueceu depois que uma infinidade de dados dos EUA confirmaram que os EUA não vão desacelerar seus esforços de estímulo monetário e fiscal.

Óleo

Os preços do petróleo ignoraram um dólar mais fraco e caíram devido às preocupações com a variante COVID. O mercado de energia está completamente obcecado pela perspectiva da demanda de petróleo bruto de curto prazo e as manchetes de hoje dos EUA e de Israel desapontaram. A variante do vírus sul-africano se espalhou para a Carolina do Sul, infectando duas pessoas que não têm histórico de viagens por lá. Se o vírus estiver se espalhando pela comunidade, poderemos ver medidas restritivas mais severas impostas em breve.

Israel tem sido o exemplo brilhante de como distribuir vacinas COVID, mas seu sucesso inicial não está proporcionando um declínio acentuado em novos casos. Autoridades israelenses notaram que os bloqueios atuais não reduziram as infecções causadas pelas variantes do vírus. Israel será o modelo que baseará suas estratégias de reabertura e, apesar de ter mais de 30% da população vacinada, eles ainda não têm um controle forte do vírus.

O petróleo WTI está mais baixo, mas de forma alguma está mostrando qualquer sinal de desencadear uma grande retração. A estratégia de produção da OPEP + ainda está funcionando e há grandes esperanças de que a vacina da J&J seja aprovada na próxima semana. O petróleo WTI deve permanecer confinado a US $ 50, mas se o COVID da China se deteriorar, isso poderá ser o ponto de inflexão para uma retração significativa em direção a US $ 40 de médio a alto.

Ouro

O ouro perdeu provisoriamente seu mojo à medida que as ações dos EUA voltaram a subir e, como “irmã mais nova”, a prata obteve o endosso do exército de comerciantes do Reddit. O ouro inicialmente disparou mais alto após os dados do PIB dos EUA mais fracos do que o esperado e melhorando os dados de pedidos de seguro-desemprego, que ainda permanecem elevados. A fraqueza dos gastos pessoais, porém, se destacou e reforçou a iniciativa do governo Biden de fornecer mais apoio fiscal aos americanos.

O mecanismo de driver de negociação fundamental do ouro parece quebrado, mas isso não deve durar muito mais tempo. O ouro tem resistido à queda da demanda, com os investidores institucionais concentrando mais esforços na volatilidade recente que se origina dos comerciantes de varejo que estão negociando ações fortemente vendidas a descoberto e agora a prata. A volatilidade do ouro permanecerá elevada, mas os compradores surgirão com riscos persistentes de curto prazo para as perspectivas que incluem lançamentos de vacinas globais decepcionantes e bloqueios de variantes de vírus.

O ouro precisa recapturar e manter o nível de $ 1.850, caso contrário, o momentum de baixa poderia desencadear uma queda provisória abaixo de $ 1.800.

A prata roubou o trovão do ouro hoje e está 4,5% mais alta, já que alguns traders movidos pelo Reddit passaram rapidamente para o comércio de commodities.

Bitcoin

O bitcoin está subindo mais depois de converter outro criptocético e bilionário Ray Dalio em um crente em ativos digitais. O fundador da Bridgewater Associates recentemente argumentou contra o Bitcoin, mas essa reviravolta provavelmente levará milhões de dólares ao criptoverso assim que ele colocar seus novos fundos em funcionamento. As preocupações anteriores de Dalio com a volatilidade.

*Edward Moya – Senior Market Analyst, New York, OANDA

Pretende diversificar a
sua carteira
de investimentos?