Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.

X

Para "Aceitar", selecione os itens e clique no botão abaixo:

B3 digitaliza processo de pedido e acompanhamento de ofertas de renda fixa

Data de criação:

access_time 17/04/2020 - 12:22

Data de atualização:

access_time 17/04/2020 - 12:22
format_align_left 2 minutos de leitura

Quer saber como investir?

Abra AGORA sua conta no banco digital dos investidores

QUERO ABRIR MINHA CONTA

Os emissores de debêntures, CRIs, CRAs, Letras Financeiras de distribuição pública, CDCA de distribuição pública, notas comerciais e cotas de fundos fechados já podem fazer o envio de documentação e acompanhamento da análise de ofertas públicas de forma eletrônica.

O novo site (www.b3.com.br/servicos) permite que os emissores de valores mobiliários ou aos administradores de fundos habilitem os assessores jurídicos, agentes fiduciários e bancos coordenadores das ofertas para que também possam dar entrada na solicitação e acompanhar o andamento de cada processo. Podem ser enviadas as documentações de ofertas públicas com ou sem esforços restritos.

“Evitar o trânsito de documentos físicos torna o processo mais ágil e seguro, sem contar com a transparência que os emissores e os agentes do mercado ganham por poderem acompanhar o andamento do pedido de forma online. Isso mostra mais uma vez o comprometimento da B3 em estar ao lado de seus clientes, trabalhando em soluções que tragam todos esses benefícios a eles”, afirma Fábio Zenaro, diretor de Produtos de Balcão, Commodities e Novos Negócios da B3.

O lançamento coincide com a condição de isolamento social pela qual muitas cidades no Brasil e no mundo estão passando e contribuirá para que as ofertas de renda fixa continuem a ser realizadas normalmente durante este período.

Cadastro de Clientes

A B3 também modernizou o cadastro de clientes dos mercados listado e de balcão (corretoras, bancos etc) por meio da digitalização de dados e documentos de apoio. Os processos de novos cadastros ou atualização dos dados podem ser feitos de forma eletrônica por meio do site: https://servicosb3.portaldedocumentos.com.br/cadastro/entrar.html

No modelo anterior, cópias autenticadas dos manuais deveriam ser entregues fisicamente na B3 preenchidas a mão, assinadas e com firma reconhecida. Agora, todo o processo está sendo feito exclusivamente pelo sistema, desde o preenchimento dos dados cadastrais até a assinatura digital dos representantes legais.

Com isso, a B3 unifica o cadastro do participante, acaba com o envio de documentos físicos e reaproveita dados, trazendo mais agilidade para o processo. A permissão da utilização da assinatura digital também garante menos trâmites morosos e custosos dos cartórios, uma vez que o participante poderá assinar e enviar o documento de qualquer lugar.

Outro benefício é o acompanhamento das solicitações de forma eletrônica. “Temos uma preocupação grande em entregar produtos e serviços que facilitem o dia a dia de nossos clientes. No processo manual, os participantes não têm visão do status de seus pedidos, não tendo clareza sobre os prazos e o andamento e acabam dependendo da comunicação por e-mail. Com a implantação da plataforma, a comunicação será instantânea e transparente para todos os usuários da empresa.”, explica Ricardo Raposo, diretor de Dados da B3.

Pretende diversificar a
sua carteira
de investimentos?