Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.

X

Para "Aceitar", selecione os itens e clique no botão abaixo:

B3 muda regras e Exercício de opções passa a ser automático

Data de criação:

access_time 20/04/2021 - 17:13

Data de atualização:

access_time 20/04/2021 - 17:13
format_align_left 2 minutos de leitura

Quer saber como investir?

Abra AGORA sua conta no banco digital dos investidores

QUERO ABRIR MINHA CONTA

A administração da B3 anunciou nesta terça-feira (20/04) que a partir de maio vai automatizar o comando do exercício de opções, que hoje só pode ser realizado de forma manual pelo investidor. A implantação do Exercício Automático de Opções tem a intenção de aproximar a bolsa do Brasil, ainda mais, das práticas internacionais, mitigando riscos operacionais e dando escala à negociação de opções.

As opções são contratos em que o investidor negocia o direito de comprar ou vender um ativo por um valor definido previamente. Já o Exercício de Opções é o comando que o titular da opção realiza para exercer esse direito. Como é feito hoje, de forma manual, se o investidor não der o comando para exercer a opção, deixa de realizar o seu direito, que pode ser a venda ou a compra da ação pelo preço pré-determinado (preço de exercício).

O que muda com o Exercício Automático de Opções?

A forma de negociação das opções não sofre nenhuma alteração em relação ao praticado atualmente. Mas há uma mudança no dia de vencimento da operação. Ela passará a ocorrer na terceira sexta-feira do mês, e não mais na terceira segunda-feira. E o último dia da negociação passará a coincidir com o vencimento, ou seja, não um dia antes, como acontece hoje.

O exercício manual deixa de ocorrer?

Quem preferir poderá, no dia do vencimento, fazer o comando do exercício de opções (tanto americanas quanto europeias) de forma manual durante a sessão de negociação. Porém, caso nenhuma solicitação seja feita, o exercício vai ocorrer de forma automática no dia do vencimento, após a sessão de negociação e baseado no preço de fechamento da ação no mercado à vista.

Vale ressaltar que só haverá exercício automático quando as opções estiverem pelo menos R$ 0,01 (um centavo) dentro do dinheiro em relação ao preço de fechamento do ativo-objeto ou ainda caso o investidor solicite o exercício para as opções fora do dinheiro via comando de Contra Exercício.

Facilidade para o investidor

O projeto, que vem sendo alinhado com o mercado desde 2018, já cumpriu as etapas de aprovação dos reguladores e a abertura das séries de opções com as novas características. “A implementação do Exercício Automático além de muito relevante é também muito esperada pelo mercado. Hoje, apenas cerca de 0,3% das opções dentro do dinheiro não são exercidas, por esse motivo, entendemos que a mudança facilitará o dia a dia dos clientes, trazendo ainda mais agilidade na negociação”, pontua Mario Palhares, diretor de Produtos de Equities da B3.

Todos os detalhes estão na página da B3.

Pretende diversificar a
sua carteira
de investimentos?