Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.

X

Para "Aceitar", selecione os itens e clique no botão abaixo:

Levante Advice: Melhores Fundos de Investimentos de 2020

Data de criação:

access_time 27/01/2021 - 20:54

Data de atualização:

access_time 27/01/2021 - 20:54
format_align_left 2 minutos de leitura

Quer saber como investir?

Abra AGORA sua conta no banco digital dos investidores

QUERO ABRIR MINHA CONTA

A Investir é um ato de confiança e nem sempre é simples considerar as melhores opções levando em consideração todos os fatores, como riscos, liquidez, rentabilidade e taxas. Para facilitar esta tarefa, a Levante Advice, nova empresa do Grupo Levante, está lançando um ranking com os fundos de investimentos que tiveram melhor desempenho em 2020, divididos em três categorias: fundos de ações, multimercado e renda fixa.

A fim de oferecer uma avaliação mais completa e 360° de cada fundo, a Levante Advice fez uma análise quantitativa, considerando risco, retorno e liquidez. Para avaliar a relação dos dois primeiros fatores, foi utilizado o Índice de Sharpe do Fundo, que é comparado ao Índice de Sharpe dos demais da mesma categoria/estratégia analisada. A colocação dos fundos analisados leva em consideração que quanto maior o rendimento em relação ao risco tomado, mais eficiente e melhor será o fundo.

O destaque da categoria fundos de ações foi o MS Global Opportunities Advisory FIC FI Ações Investimento no Exterior, que é um fundo de ações com estratégia de investimentos no exterior que aplica o seu patrimônio líquido em cotas de fundos de investimentos que apresentem como principal fator de risco a variação de preços de ações admitidas à negociação no mercado a vista na Bolsa de Valores ou em entidades do mercado de balcão organizado. Ele obteve taxa de retorno de 91,31% e risco de 28,42%.

Na categoria de fundos multimercado, o E2M ARB ficou na primeira posição, com taxa de retorno de 26,16% e risco de 4,56%. Nesta categoria, estão incluídos desde fundos de cenários macroeconômicos de diversos países até criptomoedas. De acordo com a Levante Advice, a vantagem dos fundos multimercado é a flexibilidade, podendo mesclar diferentes tipos de investimentos.

Com a redução da taxa Selic, houve uma migração de recursos da renda fixa para a renda variável. Os Fundos de Crédito Privado com baixa liquidez foram os que mais sofreram, com muitos resgastes. Porém, com as linhas de liquidez fornecidas pelo Banco Central, o mercado voltou à normalidade. O destaque nesta categoria foi o Fundo de Investimento Caixa Brasil IRF-M 1 Títulos Públicos Renda Fixa, com retorno de 3,63%.

“O ano de 2020 foi desafiador para os gestores de fundos, já que ninguém poderia prever a pandemia e os impactos que ela causou. Toda esta imprevisibilidade deixou alguns aprendizados para gestores e investidores, como a importância de ter uma carteira de investimentos diversificada e a necessidade de acompanhar as movimentações do mercado”, explica Felipe Bevilacqua, CIO da Levante Advice.

Pretende diversificar a
sua carteira
de investimentos?