As bolsas de valores da Ásia fecharam sem direção, sendo que a maioria com perdas expressivas, como a da Índia. Já a bolsa de Tóquio, que volta do feriado de sexta-feira, fechou no azul. Além disso, a Austrália anunciou novo pacote de medidas emergenciais e aporte pelo Banco Reserve.
Ao final, o índice Hang Seng da bolsa de Hong Kong ficou em queda de 4,86% a 21.696 e o índice Shenzhen Composite ficou em queda de 4,26% a 1.631. O índice Xangai ficou em queda de 3,11% a 2.660. O índice FTSE Straits Times, bolsa de Singapura, ficou em queda de 7,35% a 2.233. O índice S&PASX 200, bolsa de Sidney, ficou em queda de 5,62% a 4.546. O índice Kospi, Seul, ficou em queda de 5,34% a 1.482. O índice Sensex, bolsa da Índia, ficou em queda de 13,15% os 25.981. O índice Taiex, bolsa de Taiwan, ficou em queda de 3,73% aos 8,890. O índice regional de ações MSCI Asia Pacific caiu 2,9%.
Os mercados reabriram para um cenário de negócios alterado, à medida que os bloqueios e fechamentos destinados a impedir a expansão do novo coronavírus se expandiam no fim de semana. O número de pessoas infectadas ultrapassa os 335 mil no mundo.
Um forte aumento de casos e mortes na região, especialmente no sudeste da Ásia, também aumentou o nível de alarme.
O índice Nikkei 225 do Japão ficou em alta na volta do feriado de sexta-feira, com os investidores atentos para a possibilidade de o Comitê Olímpico Internacional adiar os Jogos de Tóquio.
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, reconheceu que um adiamento pode ser inevitável, já que Canadá e Austrália aumentaram a pressão dizendo que não enviariam atletas para Tóquio com esse cenário de pandemia. A proposta da Austrália aponta para um adiamento de um ano.
O índice de Sydney mergulhou, com a Austrália anunciando um pacote de estímulo de 66,4 bilhões de dólares australianos (US $ 38,5 bilhões) neste domingo. Isso além de um pacote anterior de US $ 10 bilhões e outros estímulos do banco central.
A agenda local estava vazia.
Tradução ID de agências internacionais e relatórios oficiais