Depois de uma sessão com ganhos expressivos, os índices de peso de Wall Street corrigiram nesta terça-feira. Os resultados das eleições americanas, com os democratas Joe Biden e Kamala Harris sendo eleitos, permaneceram no foco. Entretanto, ainda repercute no cenário americano a informação sobre a vacina da Pfizer- BioNTech contra a Covid-19.
Ao final, o Dow Jones ficou em alta de 0,90% aos 29.420 pontos. O S&P ficou em queda de 0,14% aos 3.545 pontos. O Nasdaq ficou em queda de 1,37% a 11.553 pontos.
No campo político, o secretário de Estado, Mike Pompeo, foi questionado se o Departamento de Estado está se preparando para a transição de governo. Usando de ironia, Pompeo disse na coletiva de imprensa: “Haverá uma transição suave para uma segunda administração Trump.”
Poe outro lado, as preocupações da recuperação econômica estão elevadas, já que os casos são crescentes de COVID-19 nos Estados Unidos. Analistas disseram que uma mudança monumental no posicionamento do mercado de ações poderia estar próxima, isso se mais remédios para COVID-19 e clareza em torno da eleição presidencial dos Estados Unidos obrigassem os investidores a reavaliar suas carteiras.
Entre as ações com ganhos nesta sessão ficaram as da Eli Lilly & Co, alta de 2,97%. As da Pfizer Inc recuaram 1,32% e as da BioNTech subiram 7,59%. As ações da American Airlines Group recuaram 6,21%.
As ações da Amazon caíram 3,45%, com a gigante enfrentando acusações antitruste na União Europeia. Entre as demais gigantes de tecnologia, a Microsoft viu as ações caindo em 3,38%, as do Facebook caíram 2,27% e as da Apple recuaram 0,30%. As ações do Netflix subiram 2,7%.
Nos Estados Unidos, o Índice de Otimismo NFIB permaneceu em 104,0 em outubro, inalterado desde setembro e uma leitura historicamente alta. Quatro dos 10 componentes melhoraram, 5 diminuíram e 1 permaneceu inalterado.
Embora todos os dados tenham sido coletados antes do Dia da Eleição, um aumento de 6 pontos no Índice de Incerteza do NFIB para 98 foi provavelmente causado pela eleição, condições incertas nos meses futuros devido à pandemia COVID-19 e possíveis fechamentos mandados pelo governo. A leitura de incerteza foi a maior desde novembro de 2016.
Nos Estados Unidos, o número de vagas de emprego pouco mudou em 6,4 milhões no último dia útil de setembro, informou o Departamento de Análises Econômicas. As contratações e as separações totais foram pouco alteradas em 5,9 milhões e 4,7 milhões, respectivamente.
Nos Estados Unidos, os americanos se tornaram modestamente pessimistas sobre as perspectivas de curto prazo para a economia, em meio ao aumento de casos de coronavírus e um lapso no estímulo fiscal, constata a pesquisa IBD / TIPP de novembro.
O índice de perspectiva econômica de seis meses recuou para 47, após registrar otimismo em outubro para o primeiro mês desde fevereiro.
O Índice de Otimismo Econômico IBD / TIPP geral retrocedeu para o nível neutro de 50, após subir para um otimismo sólido de 55,2 no mês anterior.
*Tradução ID de relatórios oficiais