Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.

X

Para "Aceitar", selecione os itens e clique no botão abaixo:

Wall Street corrige com fala de Jerome Powell e dados da inflação

Data de criação:

access_time 10/02/2021 - 19:29

Data de atualização:

access_time 10/02/2021 - 19:29
format_align_left 3 minutos de leitura

Quer saber como investir?

Abra AGORA sua conta no banco digital dos investidores

QUERO ABRIR MINHA CONTA

Os índices de peso de Wall Street corrigiram nesta quarta-feira (10). O foco do mercado permaneceu no pacote fiscal proposto pelo governo para amparar empresas e os cidadãos dos efeitos provocados pela Covid-19. A apresentação do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, no Clube Econômico do Nova York e os indicadores da inflação também ficaram no radar.

Ao final, o Dow Jones ficou em alta de 0,20% aos 31.437 pontos. O S&P ficou estável aos 3.909 pontos. O Nasdaq ficou em queda de 0,25% aos 13.972 pontos.

O presidente do Fed, Jerome Powell, disse que o banco central se concentraria em alcançar o máximo de empregos na recuperação econômica da pandemia do coronavírus e, como resultado, não ajustaria a política monetária ou aumentaria as taxas até que uma recuperação ampla ocorra.  “O emprego máximo é uma meta ampla e inclusiva. Essa mudança reflete nossa apreciação pelos benefícios de um mercado de trabalho forte, particularmente para muitos em comunidades de baixa e moderada renda ”, disse Powell em comentários preparados na quarta-feira. “Não vamos apertar a política monetária apenas em resposta a um forte mercado de trabalho.”

Powell também reiterou que o fortalecimento da economia dos Estados Unidos e da participação da força de trabalho exigiria estímulos monetários e fiscais. A declaração reforça a determinação do presidente Joe Biden em conseguir aprovação dos senadores para o pacote fiscal de US$1,9 trilhão.

Enquanto isso, os democratas do Congresso tomaram medidas que lhes permitiriam levar adiante um plano sem o apoio republicano no Senado por meio de um processo conhecido como reconciliação orçamentária. O pacote poderá ficar menor, mas mesmo assim será um alívio.

Ainda hoje, o relatório oficial da inflação nos Estados Unidos mostrou alta de 0,3% em janeiro, conforme esperado, depois de subir 0,4% um mês antes, mas excluindo os preços voláteis de alimentos e energia, o núcleo do CPI permaneceu inalterado contra um aumento esperado de 0,1%. A inflação do CPI subiu 1,4% nos últimos 12 meses.

Por fim, a queda no número de infecções pelo coronavíurs e a chegada de mais vacinas também seguiram animando os investidores.

As ações da Twitter Inc subiram 13,2%, depois que a plataforma de mídia social entregou seu segundo trimestre com resultado de US$ 1 bilhão.

Entre as ações com ganhos no Dow Jones ficaram as da Walgreens Boots Alliance, alta de 3,22%, as da Chevron Corp., alta de 1,72%, as do Goldman Sachs, alta e 1,27%, e as da American Express, alta de 1,22%. Na contramão estavam as ações da Cisco Systems, queda de 2,60%, as da Boeing, queda de 1,49%, e as do Walmart, queda de 1,17%.

Nos Estados Unidos, o Departamento de Comércio mostrou que os estoques no atacado aumentaram 0,3% em dezembro, em vez de subir 0,1% conforme informado no mês passado. Os estoques nos atacadistas permaneceram inalterados em novembro.

O componente dos estoques no atacado, que compõe o cálculo do produto interno bruto, aumentou 0,7% em dezembro. Os estoques caíram 1,6% em dezembro ante o ano anterior. A economia cresceu a uma taxa anualizada de 4,0% no quarto trimestre, após um ritmo de crescimento histórico de 33,4% no terceiro trimestre.

*Por Ivonéte Dainese com relatórios e agências internacionais

Pretende diversificar a
sua carteira
de investimentos?