Os índices de peso de Wall Street fecharam no azul nesta sexta-feira, com o radar nas negociações do pacote de ajuda financeira, mas que não estavam recebendo muita tração no Congresso. O temor é de que a decisão só aconteça depois das eleições. Além disso, as expectativas para uma vacina contra o coronavírus e o debate entre os dois candidatos que disputam a Casa Branca também ficaram nas análises do dia.
Ao final, o Dow Jones ficou em queda de 0,10% aos 28.335 pontos. O S&P ficou em alta de 0,34% aos 3.465 pontos. O Nasdaq subiu 0,37% aos 11.548 pontos. Na semana, o Dow Jones caiu 0,9%, o S&P caiu 0,5% e o Nasdaq perdeu 1,1%.
As ações da Gilead Sciences subiram 0,19%, depois a Food and Drug Administration aprovou o remdesivir, droga que foi usada como parte no tratamento do presidente Donald Trump quando do contágio pela coronavírus. Porém, a comunidade médica dos Estados Unidos questionou a aprovação.
Já o debate entre os dois candidatos que disputam a Casa Branca, Joe Biden e Donald Trump, que aconteceu ontem à noite em Nashville, Tennessee, também dexiou o mercado volátil.
Trump e o rival democrata Joe Biden debateram pela última vez na tentativa de convencer os eleitores indecisos, faltando menos de duas semanas para o pleito. Desta vez, os dois mais comportados não perderam as oportunidades de ataques pessoais.
O tom mais duro de Trump mostrou claramente a preocupação de quem está ainda atrás do ex-vice-presidente nas pesquisas.
De volta aos mercados, entre as ações com perdas estavam as da Intel Corp, queda de 11%, depois que a companhia disse que reduziu as expectativas para os resultados do quarto trimestre.
As ações da American Express Co., caíram 3,65%, depois que a companhia de cartão de crédito viu os números do terceiro trimestre desapontando.
As ações da Mattel Inc., subiram 9,55%, depois que os resultados financeiros fecharam dentro das estimativas e com a previsão de forte recuperação até o final do ano.
As ações da Apple caíram 0,61%, as da Alphabet Inc, subiram 1,64%, as da Amazon subiram 0,88%, as do Facebook subiram 2,40% e as da Microsoft ganharam 0,62%.
Nos Estados Unidos, conforme mostrou a IHS/Markit, o índice PMI, na prévia para outubro, a atividade empresarial cresceu numa taxa mais rápida em 20 meses e o otimismo empresarial melhorou acentuadamente.
A alta foi impulsionada, em grande parte, pelos provedores de serviços, embora as empresas de manufatura também tenham relatado um aumento sólido na produção. Ajustado por fatores sazonais, o IHS Markit PMI de Saída postou 55,5 no início do último trimestre de 2020, ante 54,3 em setembro e sinalizando o aumento mais rápido na atividade desde fevereiro de 2019.
O índice de Atividade de Negócios de Services PMI, sazonalmente ajustado, registrou 56,0 em outubro, ante 54,6 em setembro. A leitura do índice recuperou da ligeira queda observada no final do terceiro trimestre, e indicou a expansão mais acentuada na atividade empresarial desde fevereiro de 2019.
*Tradução ID de relatórios oficiais