A bolsa de Nova York fechou em alta nesta quarta-feira. As atenções se voltaram para a divulgação da ata do Federal Reserve e com as expectativas de mais medidas para conter a pandemia da COVID-19. O lado político também ficou no destaque, com o candidato pelo partido Democrata, Bernie Sanders, abandonado a corrida presidencial.
Ao final, o Dow Jones ficou em alta de 3,44% aos 23.433 pontos. O S&P subiu 3,41% aos 2.749 pontos. O Nasdaq ficou em alta de 2,58% aos 8.090 pontos.
As ações ganharam força logo depois que Bernie Sanders anunciou a saída da campanha nesta quarta-feira. Na leitura dos analistas, a decisão abriu caminho para Joe Biden se tornar o candidato Democrata e concorrer com o presidente Donald Trump.
Além do lado político, os planos da Casa Branca de reabrir a economia dos Estados Unidos, bem como as ações de emergenciais do Federal Reserve, que foram adotadas no mês passado, foram pontos de foco para os investidores.
A ata da reunião do banco central, que foi realizada no domingo (15/03) em caráter emergencial com a pandemia avançando nos Estados Unidos, mostraram que os membros não estão animados com nenhuma grande recuperação econômica até o ano que vem. As consequências, de acordo com a ata, são as piores com a doença ganhando força no País.
Os membros do banco central também se preocuparam com a falta de munição futura para combater problemas econômicos, apesar das ações sem precedentes de política monetária adotadas em março. O Fed reduziu as taxas para uma faixa de 0% a 0,25%.
A General Motors Co viu as ações subindo 8,59%, com a gigante anunciando a contratação para fabricar 30.000 respiradores a um preço de US $ 489,4 milhões, para o Estoque Nacional Estratégico até o final de agosto.
O rendimento da nota do Tesouro dos Estados Unidos de 10 anos ficou em 0,769%, alta de 2,7 pontos base para 0,762%.
*A bolsa de Nova York segue operando no eletrônico
*Por Ivonéte Dainese com agências internacionais