A bolsa de Nova York recuperou as perdas nesta quarta-feira, depois da escorregada da sessão anterior por conta da ordem do presidente Donald Trump em suspender as negociações no Congresso sobre o pacote fiscal. Hoje, os índices reagiram com a possibilidade de outros estímulos emergenciais.
Ao final, o Dow Jones ficou com ganho de 1,91% aos 28.303 pontos. O S&P subiu 1,74% aos 3.419 pontos. O Nasdaq subiu 1,88% a 11.364 pontos.
Os índices da bolsa de Nova York derreteram no final das negociações de ontem, com o presidente Donald Trump determinando que sua equipe encerrasse as negociações sobre o pacote de estímulo fiscal que estava em discussão há meses no Congresso americano.
O presidente salientou que tornaria uma Lei de amparo logo depois da eleição e que se concentraria em levar a confirmação de Amy Coney Barrett ao Supremo Tribunal.
Horas depois da declaração, Trump, em uma enxurrada de publicações no Twitter, sinalizou que estava aberto a uma série de medidas de estímulos individuais, como cheques de US$1.200, um pacote de US$ 25 bilhões em folha de pagamento para as aéreas e US $ 135 bilhões para o Programa de proteção de pagamento para pequenas empresas, que poderia ser pago com fundos não utilizados da Lei Cares.
Apesar das declarações, não houve progresso na direção de um pacote nesta quarta-feira, mesmo com os membros do Federal Reserve destacando a necessidade de estímulos na ata divulgada hoje.
Segundo mostra ata, a economia dos Estados Unidos está em recuperação e mais rápida que o esperado, porém, perdura a necessidade do pacote de estímulo antes do final deste ano. Sem gastos adicionais, as autoridades do Fed esperam que a recuperação desacelere mais rápido que o previsto.
Nesta sessão, as ações de tecnologia operaram com ganhos, embora com o Subcomitê de Direito Administrativo, Comercial e Judiciário da Câmara dos Deputados emitindo um relatório altamente crítico sobre as práticas de negócios das gigantes da indústria como a Amazon.com Inc, com ações em alta de 3,08%, Apple Inc, alta em 1,69%, Facebook Inc, queda de 0,20% e Google pai Alphabet Inc, alta de 0,43% e do Google em alta de 0,56%.
O relatório concluiu que as grandes empresas de tecnologia representam uma ameaça aos mercados e que pode exigir o desmembramento das empresas de tecnologia mais importantes dos Estados Unidos e a limitação de suas aquisições.
Por fim, as ações das companhias aéreas reagiram com a possibilidade de estímulo, com a Global Jets subindo 2,8%. As ações da Boeing subiram 3,17% no Dow Jones.
*Por Ivonéte Dainese de relatórios oficiais