Os índices de peso de Wall Street fecharam no azul nesta quarta-feira, primeiros ganhos consecutivos em cerca de sete semanas, com os investidores voltando a entrar em um mercado desgastado. Entretanto, perto do fechamento surgiam problemas na última etapa de discussões do pacote de resgate de US $ 2 trilhões destinado ao amparo de trabalhadores e empresas por conta do coronavírus.
Ao final, o Dow Jones subiu 2,39% aos 21.200 pontos. O S&P subiu 1,15% aos 2.475 pontos. O Nasdaq caiu 0,45% aos 7.384 pontos.
O senador Bernie Sanders, de Vermont, ameaçou adiar o projeto de lei por causa de uma importante proposta de seguro-desemprego, segundo fontes. Os senadores republicanos também se opuseram a aspectos do projeto, colocando sua aprovação em dúvida.
Os investidores estavam ansiosos para ver de que forma o governo vai se comprometer para amparar ainda mais a economia, já que a crescente pandemia de coronavírus fechou fábricas, enviou estudantes para casa e aumentou as viagens para milhões de americanos.
No pacote estão incluídos os cheques de US $ 1.200, que serão enviados para muitos americanos. Outros US $ 367 bilhões para pequenas empresas, US $ 50 bilhões para o as companhias aéreas de passageiros, US $ 8 bilhões para companhias aéreas de carga e US $ 17 bilhões para empresas consideradas importantes para a segurança nacional.
Hoje, as ações da Boeing Co. ajudaram o índice blue-chip a superar as perdas, com ganhos de 24,32%.
Entre as demais ações com ganhos no Dow Jones ficaram as da United Companies, alta de 10,87%, as da Nike Inc, alta de 9,24%, as da American Express, alta de 7,28%, as UnitedHealth, alta de 6,68%, e as da Coca-Cola, alta de 5,48%. Na contramão ficaram as ações da Apple, queda de 0,55%, as da 3M, queda de 0,895, e as da Microsoft, queda de 0,96%.
Entre as ações com ganhos no S&P ficaram as da Norwegian Cruise, alta de 23,35%, as da Royal Caribbean Cruises, alta de 23,03%, as da Marathon Petroleum, alta de 20,63%, e as da Macy’s, alta de 16,78%. Na contramão ficaram as ações da Target Corp, queda de 9,47%, as da Alliance Data Systems, queda de 8,33%, e as da Kroger Co., queda de 7,33%.
Nos Estados Unidos, o relatório divulgado pelo Departamento de Comércio mostrou um aumento inesperado de novos pedidos de bens duráveis no mês de fevereiro.
Os pedidos de bens duráveis aumentaram 1,2% em fevereiro, após um aumento revisado de 0,1% em janeiro. Os economistas esperavam que as encomendas de bens duráveis diminuíssem cerca de 0,8% em comparação com a queda de 0,2% relatada no mês anterior.
O aumento inesperado dos pedidos de bens duráveis deveu-se, em grande parte, a uma recuperação substancial dos pedidos de equipamentos de transporte, que aumentaram 4,6% em fevereiro, depois de recuar 0,9% em janeiro.
Tradução ID de agências internacionais