Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.

X

Para "Aceitar", selecione os itens e clique no botão abaixo:

Wall Street fecha em alta moderada com decisão do Fed

Data de criação:

access_time 17/03/2021 - 17:27

Data de atualização:

access_time 17/03/2021 - 17:27
format_align_left 3 minutos de leitura

Quer saber como investir?

Abra AGORA sua conta no banco digital dos investidores

QUERO ABRIR MINHA CONTA

Os índices de Wall Street fecharam com ganhos nesta quarta-feira (17/03). Os investidores ainda estavam digerindo a decisão do Federal Reserve em manter inalterada a atual política monetária. Entretanto, alguns pontos durante a coletiva de imprensa de Jerome Powell, presidente do banco central americano, despertaram atenção.

Ao final, o Dow Jones subiu 0,58% aos 33.015 pontos. O S&P avançou 0,29% aos 3.974 pontos. O Nasdaq ganhou 0,40% aos 13.525 pontos.

Na coletiva de imprensa, encerrada há pouco, o presidente do Fed, Jerome Powell, manteve o mesmo discurso, mas deixou no ar algumas respostas para os jornalistas.

Powell não respondeu a uma pergunta se o banco central concordará com pedidos dos bancos de Wall Street para estender uma quebra de capital, decisão que ajudou a acalmar o mercado com os títulos do Tesouro há um ano, mas que deve expirar este mês.

Desde o início da pandemia, que vem gerando turbulência econômica, os credores foram autorizados a reforçar suas carteiras de títulos do Tesouro e reservas sem ter que manter capital adicional para as participações. Powell respondeu: “Teremos algo a anunciar sobre isso nos próximos dias”, mas sem detalhar.

Sobre a alta recente da inflação, que poderá ficar ainda mais elevada com o pacote de ajuda de US$1,9 trilhão, o Fed-boss disparou: “Não queremos ser muito específicos sobre o que significa a inflação em 2% porque ainda não temos. A mudança fundamental na estrutura não significa que não reagiremos preventivamente.”

Já sobre o andamento da economia, o presidente do banco central americano foi enfático. “Apresentamos uma orientação muito clara sobre o aumento da taxa de fundos. O estado da economia dos Estados Unidos para 2 a 3 anos é “altamente” incerto.” Apesar da afirmação, o presidente do Fed manteve o otimismo ao afirmar que a economia americana deverá reagir esse ano com o processo de vacinação e com os casos de Covid-19 caindo.

Entre as ações com ganhos no Dow Jones ficaram as da Caterpillar, alta de 3,28%, Boeing, alta de 3,18%, Amgen, alta de 1,64%, JPMorgan, alta de 1,00%, as do Goldman Sachs, alta de 1,02%, e as do American Express, alta de 0,95%. Na contramão ficaram as ações da Walgreens Boots, queda de 1,11%, as da Home Depot, queda de 0,78%, as da Apple, queda de 0,65%, e as da Johnson & Johnson, queda de 0,38%.

Nos Estados Unidos, o Census e o Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano anunciaram, em conjunto, as estatísticas sobre os pedidos de licenças para construir para fevereiro de 2021.

As autorizações para construção ficaram em uma taxa anual, ajustada sazonalmente, de 1.682 milhão. Isso é 10,8% (± 1,0%) abaixo da taxa revisada de janeiro de 1.886 milhão, mas é 17% (± 1,4%) acima da taxa de fevereiro de 2020 de 1.438 milhão.

As autorizações para famílias unifamiliares em fevereiro foram de 1.143 milhão, o que é 10% (± 0,8%) abaixo do número revisado de janeiro de 1.270 milhão. Autorizações de unidades em edifícios com cinco unidades ou mais estavam em uma taxa de 495 mil em fevereiro.

*Tradução ID também com a Bloomberg

Pretende diversificar a
sua carteira
de investimentos?