Os índices de peso de Wall Street fecharam com ganhos modestos nesta quarta-feira, com o foco no Federal Reserve, que divulgou as decisões sobre a política monetária. Os investidores permaneceram monitorando as declarações sobre os acordos comerciais entre a China e os Estados Unidos.
Do lado corporativo, os destaques ficaram com a Nestlé e também com a brasileira, XP Investimentos, que fez a estreia no Nasdaq.
Ao final, o Dow Jones ficou estava em alta de 0,11% aos 27.911 pontos. O S&P ficou em alta de 0,29% aos 3.141 pontos. O Nasdaq subiu 0,44% aos 8.654 pontos.
Hoje, a brasileira XP Investimentos fez a estreia na Nyse (XP), com as ações fechando com valorização de 27,63%, depois que a administradora de ativos e empresa de serviços financeiros precificou a oferta pública inicial acima do preço. A XP vendeu 72,5 milhões de ações por US $ 27 cada, totalizando US $ 1,98 bilhão e uma avaliação inicial de US $ 13,75 bilhões. A XP tinha como alvo um preço de IPO entre US $ 22 a US $ 25 por ação, de acordo com um documento apresentado pela Securities and Exchange Commission.
A Nestlé concordou em vender seu braço de sorvete nos Estados Unidos para uma joint venture com a empresa de private equity PAI Partners por US $ 4 bilhões, um acordo que a fabricante Häagen-Dazs espera revigorar os negócios em dificuldades. A venda, que também inclui as marcas Dreyer e Drumstick, segue um movimento semelhante na Europa e ocorre em meio à forte concorrência no maior mercado de sorvetes do mundo.
A Nestlé vem trabalhando para melhorar as margens de lucro da divisão, mas viu sua participação de mercado nos Estados Unidos diminuindo nos últimos anos, queda de 15% no ano passado, de 19,3% em 2010, segundo o Euromonitor. A empresa suíça, que se concentra em sorvetes premium, enfrentou intensa concorrência nesse segmento da líder de mercado Unilever PLC, bem como de marcas novatas como a Halo Top.
Ao vender suas operações de sorvete nos Estados Unidos – a segunda maior do país, com vendas de US $ 1,8 bilhão no ano passado -, a Nestlé espera replicar uma medida que afirma ter sido bem-sucedida na Europa. As ações da Nestlé subiram 0,41%. As informações são da Dow Jones Newswires.
Entre as ações com ganhos no Dow Jones ficaram as da United Tecnologies Corp, alta de 1,31%, as da Caterpillar Inc., alta de 0,79% e as da Apple em alta de 0,85%.
No S&P ficaram no azul as ações da Skyworks Solutions Inc, alta de 4,64%, Freeport-McMoRan Inc, alta de 4,56% e as da Micron Technology Inc, alta de 3,79%.
No Nasdaq, as ações da XP ficaram valorizadas em 27,63% a US$ 34,46.
O Índice de Preços para todos os Consumidores Urbanos dos Estados Unidos – CPI-U subiu 0,3% em novembro, com ajuste sazonal, depois de subir 0,4% em outubro, informou hoje o Departamento de Estatísticas do Trabalho. O indicador ficou acima da estimativa de 0,2% e nos últimos 12 meses, o índice de todos os itens aumentou 2,1% antes do ajuste sazonal.
Os aumentos nos índices de abrigo e energia foram os principais fatores da alta mensal, ajustado sazonalmente, do índice de todos os itens. Altas também foram registradas nos índices de assistência médica, recreação e alimentação.
Veja mais detalhes aqui
Tradução ID com agências internacionais