Os índices de peso de Wall Street recuaram na reta final das negociações desta terça-feira (29), depois de atingir novos recordes durante a noite. Toda a cautela foi promovida por mais discussões sobre o valor do cheque que será entregue aos americanos através da Lei sancionada pelo presidente Donald Trump.
Ao final, o Dow Jones caiu 0,22% a 30.335 pontos. O S&P ficou em queda de 0,22% aos 3.727 pontos. O Nasdaq caiu 0,38% a 12.850 pontos.
A recuada dos três principais índices veio depois que o líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, bloqueou as moções dos legisladores democratas para tentar avançar rapidamente com a medida que aumentaria o valor do estímulo de US$ 600 para US $ 2.000 para a maioria dos americanos. McConnell também sugeriu que a Câmara só consideraria os pagamentos maiores ao lado de outras exigências que o presidente Donald Trump havia feito, incluindo a investigação da segurança eleitoral e a remoção de proteção de responsabilidade para as empresas de mídia social. Nenhum dos dois, no entanto, deve ganhar tração com os legisladores democratas.
A Câmara dos Representantes votou para aprovar o projeto de Lei aumentando o cheque de estímulo de US $ 600 para US $ 2.000, como Trump pediu. Vale lembrar que muitos senadores republicanos se opuseram a maiores valores durante as negociações nos últimos dois meses.
Sobre a pandemia, segundo a Reuters, mais de 2 milhões de americanos foram vacinados. Porém, algumas regiões, como a Califórnia, deverão manter as medidas rígidas de permanência em casa.
De volta aos mercados, entre as ações com ganhos no Dow Jones ficaram as da Intel Corp, alta de 4,93%, as da Visa Inc, alta de 0,82%, e as da Johnson & Johnson,alta de 0,62%. Na contramão ficaram as ações da Apple, queda de 1,33%, as da Caterpillar, queda de 0,96%, e as da Salesforce.com., queda de 0,97%.
Nos Estados Unidos, o índice de preços de casas do S&P CoreLogic Case-Shiller, que cobre todas as nove divisões do censo, relatou um ganho anual de 8,4% em outubro, ante 7,0% no mês anterior. O aumento anual do índice composto por 10 Cidades situou-se em 7,5%, ante 6,2% no mês anterior. O índice composto de 20 cidades registrou um ganho de 7,9% ano a ano, acima dos 6,6% no mês anterior.
*Por Ivonéte Dainese