Na bolsa de Nova York, os pesos pesados operam no vermelho nesta terça-feira. Apesar do conflito geopolítico, os mercados acionários estão ajustando e mantendo também o apetite para compras.
Há pouco, o Dow Jones seguia em queda de ficou em alta de 0,23% aos 28.636 pontos. O S&P caía 0,14% aos 3.241 pontos. O Nasdaq subia 0,09% aos 9.079 pontos.
Ainda segue em destaque a crescente tensão no Oriente Médio, motivada pela morte do general iraniano, Qassem Soleimani, pelos Estados Unidos na semana passada.
O chefe do conselho de segurança nacional do Irã disse que o país está avaliando 13 cenários em resposta ao assassinato de Soleimani, depois de comentários do presidente Donald Trump. O presidente alertou que os Estados Unidos têm 52 alvos iranianos escolhidos para possíveis ataques, isso se Teerã revidar o ataque aéreo.
O parlamento iraquiano votou anteriormente para expulsar as tropas americanas do país, mas o secretário de Defesa norte-americano, Mark Esper, disse que nenhuma decisão foi tomada.
Com isso, os participantes do mercado estão julgando os acontecimentos que ainda não foram suficientes para derrubar o poderoso mercado de Wall Street.
Entre as ações com ganhos no Dow Jones estavam as da Boeing, alta de 8,07%, as do Goldman Sachs Group Inc, alta de 2,61%, e Walt Disney Co, alta de 0,80%.
Entre as ações com ganhos no S&P estavam as Apache Corp, alta de 6,50%, as da Micro Technology Inc, alta de 3,51%, e as da Analog Devices Inc, alta de 3,47%.
Entre as ações com ganhos no Nasdaq estavam as da Cellect Biotechnology, alta de 2,84%, as da Advaxis Inc, alta de 0,27%.
Nos Estados Unidos, Census Bureau e o Departamento de Análises Econômicas anunciaram hoje a balança comercial mostrando que o déficit de bens e serviços foi de US $ 43,1 bilhões em novembro, uma queda de US $ 3,9 bilhões em relação aos US $ 46,9 bilhões em outubro.
As exportações de novembro foram de US $ 208,6 bilhões, US $ 1,4 bilhão a mais que as exportações de outubro.
As importações de novembro foram de US $ 251,7 bilhões, menos US $ 2,5 bilhões do que as importações de outubro. A redução de novembro no déficit de bens e serviços refletiu uma redução no déficit de bens de US $ 3,9 bilhões para US $ 63,9 bilhões e uma redução no excedente de serviços de menos de US $ 0,1 bilhão a US $ 20,8 bilhões.
Nos Estados Unidos, a atividade econômica no setor não-manufatureiro cresceu em dezembro pelo 119º mês consecutivo, dizem os executivos de compras e suprimentos do país no mais recente ISM Non-Manufacturing.
O PIB cresce 2,2%, o índice de Atividade de Negócios está em 57,2%, o índice de Novos Pedidos em 54,9% e o índice de Emprego em 55,2%.
Tradução ID de agências internacionais