Os índices de peso de Wall Street fecharam em campo positivo nesta terça-feira, depois de muita volatilidade. Os investidores mantiveram as expectativas para o anúncio do presidente Donald Trump sobre as medidas que deverão ser adotadas para amparar a economia local contra os efeitos do coronavírus.
Ao final, o Dow Jones ficou em alta de 4,89% aos 25.018 pontos. O S&P subiu 4,94% aos 2.882 pontos. O Nasdaq subiu 4,95% aos 8.344 pontos.
A recuperação de terça-feira foi parcialmente impulsionada por um esforço da Casa Branca em convencer o Congresso dos Estados Unidos a concordar com um pacote de estímulo fiscal para mitigar o impacto econômico da epidemia COVID-19. Entretanto, os legisladores, tanto da Câmara quanto do Senado, expressaram ceticismo em relação a um corte nos impostos sobre os salários para reforçar a economia.
Lembrando que a derrocada de ontem em Wall Street foi resultado de temores de que as tentativas do governo para conter a epidemia também possam interromper a atividade econômica globalmente. Ao mesmo tempo, a maior queda de um dia nos preços do petróleo desde a Guerra do Golfo de 1991, depois que a Arábia Saudita e a Rússia começaram uma guerra de preços na sexta-feira passada, também levantou temores de uma crise de crédito no setor de energia.
Entre as muitas propostas de Donald Trump, que já contemplam os US$8,3 bilhões da semana passada, o presidente deve incluir cortes de impostos nas folhas de pagamentos, ajuda financeira para os que trabalham com contratos pelo pagamento de horas, incentivos para a empresas que dependem de turismo, em especial as que sofreram com cancelamentos. Além disso, o presidente já havia prometido o corte de impostos para as companhias aéreas, que estão sendo as mais penalizadas com os cancelamentos ou adiamentos.
Os números atualizados, segundo o último boletim da Organização Mundial da Saúde, estão 755 pessoas contaminadas e 26 mortes confirmadas.
Entre as ações com ganhos no Dow Jones ficaram as d JPMorgan Chase, alta de 7,77%, as da Apple Inc, alta de 7,20%, as do McDonald’s, alta de 6,96%, as da Walt Disney, alta de 6,81%, as da Visa Inc, alta de 6,70%, e as da 3M, alta de 6,41%.
Entre as ações com ganhos no S&P ficaram as da Marathon Oil Corp, alta de 21,21%, as da Pionner Natural, alta de 20,43%, as da Occidental Petroleum, alta de 14,63%, e a da MGM Resorts Internacional, alta de 16,28%. Na contramão ficaram as ações da Quest Diagnostics Inc, queda de 3,19% e as da Ventas Inc, queda de 2,18%.
A agenda dos Estados Unidos estava completamente vazia.
Tradução ID com agências internacionais e relatórios oficiais